A influência da atratividade fisíca
Vivemos numa sociedade visual, em que a imagem de uma pessoa parece ditar regras, e as impressões gerais acerca dela, por vezes basta-nos cinco segundos para fazermos pelo menos dez avaliações visuais, enquanto realizamos apenas uma avaliação verbal (Lopes 2000).
São várias as investigações que evidenciam que a aparência física influencia a formação de uma impressão, assumindo que pessoas fisicamente atraentes têm maior sucesso profissional, são mais felizes e possuem traços de personalidade mais favoráveis e maior probabilidade de serem bem sucedidas na vida pessoal e social.
Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém concluiu que depois de ver mulheres desconhecidas a anunciar a previsão do tempo, os voluntários tendem a atribuir traços de personalidade e valores morais mais positivos às que acham mais atraentes.
A equipa da investigadora Lihi-Caspi, recrutou 118 universitários e dividiram-nos em “alvos” e “juízes”. O primeiro grupo respondeu a um questionário onde avaliam a sua personalidade, e posteriormente, cada um deles gravou um vídeo no qual lia o texto meteorológico. De seguida, o segundo grupo formulou impressões sobre os alvos. De acordo com Lihi, os homens “juízes” conferiram às mulheres “alvo” mais atraentes caraterísticas consideradas mais desejáveis, como sociabilidade, amabilidade, tolerância, independência e respeito, no entanto a investigadora relatou à Psychological Science, que segundo as respostas dos questionários as voluntárias mais atraentes tendiam a ser egoístas e conformistas.
A influência da atratividade fisíca,