A influência da idade

Mar 12, 2015     Saúde

transferirO senso comum afirma que as pessoas mais velhas acreditam mais facilmente nos outros.

De acordo com os cientistas da Universidade da Califórnia, essa noção tem uma explicação Neurobiológica, uma vez que com o envelhecimento, diminui a atividade da ínsula anterior, que é a região do cérebro responsável pelo reconhecimento de expressões faciais que podem indicar se uma pessoa é confiável ou se tem más intenções.

A equipa liderada pela psicóloga Elizabeth Castle pediu a 119 voluntários com mais de 55 anos e a outros 24, também adultos, mas bem mais jovens, que observassem fotos do rostos que exibiam feições suspeitas, confiáveis e neutras (assim classificadas com base em estudos anteriores). Como esperado pelos investigadores, os mais velhos tiveram mais dificuldade em reconhecer faces suspeitas.

As imagens do cérebro dos participantes durante a experiência revelam que os idosos apresentavam menor atividade na ínsula anterior, principalmente quando olharam para as feições”não confiáveis”. Além disso, a ínsula dos mais jovens também reagiu mais ativamente quando viram faces reconhecimento confiáveis. Segundo Elizabeth, a região pode ser a responsável pelas impressões positivas ou negativas que temos quando vemos uma pessoa pela primeira vez.

A cientista afirma mesmo que essa habilidade pode enfraquecer com o tempo.

Aliado a esse estudo, investigadores da Universidade da Califórnia para estudar o processo de percepção facial, mostraram o rosto de alguns indivíduos e rastrearam os movimentos oculares dos voluntários. Os cientistas concluíram que a maioria das pessoas observa, em primeiro lugar, o lado esquerdo do nariz e, em seguida, os olhos.

Os investigadores afirmam que observar o centro do rosto facial a captação geral de informações, que são suficientes para criarmos uma ideia do rosto, o que possibilita o reconhecimento de forma mais rápida.

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

A influência da idade, 10.0 out of 10 based on 1 rating