A influência dos estados de humor

Mar 26, 2015     Saúde

influencia de humorO humor influência a formação de impressões.

Segundo Fiedler, (2006, citado por Forgas, 2211), o humor positivo facilita o acesso e a utilização de informações mais positivas e o humor negativo a utilização de informações mais negativas.

As pessoas mais felizes, mais satisfeitas, formam impressões mais positivas sobre os outros do que as que, geralmente estão de mau humor.

Numa das experiência, Forgas solicitou aos participantes que realizassem duas tarefas consecutivas.

Na primeira tarefa, em que os autores pretendiam induzir humor positivo e humor negativo nos participantes, solicitaram a um grupo de participantes que, descrevessem detalhadamente, um episódio da sua vida feliz e a outro grupo um episódio de vida triste.

Seguidamente, os participantes formavam uma impressão sobre o caráter de um sujeito que era apresentado ou como introvertido ou como extrovertido.

Os resultados evidenciam que diferentes tipos de humor podem influenciar os juízos que formamos relativamente às primeiras impressões.

O humor positivo aumenta o efeito de primazia e o humor negativo elimina-o, ou seja, as primeiras informações apresentadas têm um efeito maior com humor positivo do que o negativo.

Relacionados com felizes

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (2 votes cast)

A influência dos estados de humor, 10.0 out of 10 based on 2 ratings