Amor romântico – Fase 3

Mar 24, 2015     Saúde

amor_romanticoA terceira fase do amor é a “fase da ligação”, posterior à fase da atração/paixão, fortificando os laços para que os parceiros permaneçam juntos.
Há duas hormonas importantes nesta fase: a oxitocina e a vasopressina que são responsáveis pela segurança e que se reflecte quando se trata de um parceiro de longa data.

A oxitocina contribui para as uniões sociais .
A vasopressina é atualmente conhecida como a hormona da fidelidade. Um estudo ao comportamento de uma espécie monogâmica mostrou que antes do acasalamento, a relação dos machos e fêmeas era uniforme. Contudo, depois do acasalamento, não se aproxima de outras fêmeas nem admite a aproximação de outros machos.

Aparentemente é a produção de vasopressina após o acto sexual que determina este comportamento amoroso do macho, pois verificou-se um aumento do número de recetores de vasopressina no cérebro.

Em 1991, um grupo de sociólogos da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, entrevistou 114 homens e mulheres que tinham sido deixados pelos seus amados, nas oito semanas anteriores. Mais de 40% sofria de depressão. Desta forma, as pessoas que deixam de estar apaixonadas passam a ser realistas, começam a ver todos os problemas e não têm a iniciativa de se focarem nos aspetos positivos.

 

 

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

Amor romântico – Fase 3, 10.0 out of 10 based on 1 rating