Como amamentar um bebé com lábio leporino e fenda palatina

Ago 2, 2012     Alimentação

As crianças que nascem com estes problemas, necessitam de criar um vácuo entre a boca e o mamilo da mãe, para que consigam alimentar-se bem.

Os bebés que nascem com o lábio leporino, geralmente apresentam muitas dificuldades em agarrar o bico do peito da mãe e criar o tal vácuo. Contudo a maioria das mães acabam por arranjar uma posição adequada ás dificuldades da criança, de maneira a que esta possa alimentar-se no seu peito.

É muito importante que siga as indicações do pediatra e das enfermeiras, embora cada criança tenha o seu jeito de estar no peito da mãe.

Para as  crianças com fissura palatina, pode pode ser mais difícil alimentar-se no peito da mãe, a não ser, que a sua fissura seja pequena e estreita.

No caso da criança não conseguir sugar o leite da mãe, esta  pode dar um biberão com o seu próprio leite materno, retirado manualmente ou com a ajuda de uma máquina adequada para esse efeito.

Existem tetinas especiais  á venda na farmácia, com bicos maiores que “fecham” a fenda, facilitando a sucção aos bebés que apresentem esta dificuldade.

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (4 votes cast)

Como amamentar um bebé com lábio leporino e fenda palatina, 10.0 out of 10 based on 4 ratings