Como pode uma animal transmitir doenças à criança?

Dez 3, 2012     Saúde

O facto de ter um animal em casa, mesmo que seja limpa e arejada, pode transmitir doenças às crianças, quando são alérgicas ao pelo, à pele ou às penas dos animais.

Provocando uma respiração mais ruidosa e difícil, para além de poder provocar vários espirros.

Neste caso a única solução é oferecer o animal a outra pessoa, tendo sempre a preocupação de que ele não será mal tratado ou abandonado.

As crianças também podem ser contaminadas com as fezes ou parasitas dos animais. Por exemplo, quando uma criança joga a bola num jardim esta rebola, sem que se apercebam por cima de dejectos deixados pelos animais, estes por sua vez pegam na bola com as mãos, que acabam por as levar à boca.

As fezes dos gatos contaminados com o parasita toxoplasma gondii, pode causar uma infeção não muito grave. Contudo, numa mulher grávida pode causar problemas muito graves no bebé, como defeitos congénitos, cegueira e atraso mental, entre outros.

Além disso os arranhões e mordedelas de gatos, podem causar nas crianças febre, nódulos linfáticos e inchaço, que geralmente depois de desinfestado com álcool ou betadine, passa ao fim de algum tempo. Contudo se a mordedela for grave, há que levar a criança ao médico.

 

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

Como pode uma animal transmitir doenças à criança?, 10.0 out of 10 based on 1 rating