Conselhos para do décimo ao décimo-segundo mês de vida
Brinque com ele a esconder objetos e a fazê-los aparecer, a ocultar e descobrir a cara, dizendo “cu..cu”, pois assim o seu bebé aprenderá que as coisas permanecem mesmo que ele não as veja.
Nomeie objetos familiares para ele, para que os possa ir reconhecendo.
Brinque trocando coisas: eu dou-te… e tu dás-me.
Não se esqueça que quando o seu bebé lhe diz “não”, não é mais que uma auto afirmação da sua personalidade e não uma simples contrariedade.
A banheira começa a ser pequena, brevemente terá que utilizar a dos adultos. Tendo em conta as mínimas precauções, poderá continuar a oferecer-lhe momentos de banho alegres: utilize sempre pouca água; atenção às torneiras, à água quente e às escorregadelas.
Facilite o gatinhar, brincando com o bebé no chão. Elimine os perigos do seu caminho, pois assim, ele poderá gatinhar com toda a liberdade, desenvolver a sua Psico-motricidade e a sua coordenação corporal.
Não o force a estar de pé. Ele vai fazê-lo quando o seu corpo estiver preparado para isso… Não tenha pressa. As quedas e os tropeções fazem parte do seu desenvolvimento.
Dê-lhe brinquedos para empilhar e encastrar.
Ligue sempre com palavras as suas experiências, com o fim de manter sempre vivo o seu desejo de comunicar. Estimule-o na fala e na imitação, fazendo com que repita os seus gestos e palavras.
Consulte o pediatra se:
Não se sustém de pé.
Não explora novos brinquedos.
Não procura a comunicação com os adultos.
Conselhos para do décimo ao décimo-segundo mês de vida,