Depressão paterna
Geralmente são as mães quem mais sofrem, com as transformações gestacionais e com o nascimento do bebé. Mas, quando afeta o pai, a depressão pode causar grandes problemas na vida do casal, a níveis comportamentais e sociais, para além de gerar dificuldades no desenvolvimento do bebé.
Existem vários fatores para resumir em poucas palavras a depressão paterna, como por exemplo, a ansiedade, rejeição, abandono insegurança, falta de atenção e a baixa auto-estima.
Contudo, o pai pode sentir algum desconforto com os seus sentimentos, já que gosta do bebé, mas receia perder o seu espaço, e toda a atenção que a sua companheira lhe dava. O bebé necessita quase de 100% dos cuidados da mãe, principalmente se for amamentado ao peito.
O receio de vir a ter falta de atenção, faz com que o pai se afaste ainda mais, sentindo-se fora do triângulo familiar.
Cada pai reage à sua maneira, uns afastam-se e sentem-se excluídos e infelizes. Outros pelo contrário, adoram participar em todas as atividades como mudar a fralda, dar banho ao bebé, cuidar das tarefas domésticas, etc.
Estes pais, geralmente sentem que são recompensados pelas suas companheiras, já que estas se sentem mais apoiadas e menos cansadas.
Depressão paterna,