Exames ao recém-nascido

Jan 27, 2013     Bebé

exames_recem_nascidosO Umbigo – O cordão umbilical foi cortado segundos depois do parto e fechado com umas pinças que evitam a entrada de sujidade.
A compressa de gaze protege a pele delicada contra o duro plástico das pinças.

O ouvido – O pediatra comprova as capacidades auditivas do bebé com um aparelho especial. As ondas que emitem chegam até ao interior do ouvido e fazem vibrar o tímpano, o que produz um som. Este som é medido e diz-nos se o bebé ouve bem ou não.

O peso – Este exame demonstra se o bebé foi ou não bem alimentado durante a gestação. Nos primeiros dias de vida, perderá cerca de 10 por cento do seu peso, mas quando começar a alimentar-se de forma regular começará a ganhar peso.

Teste do pezinho – Dias depois do nascimento, faz-se uma análise ao sangue para detetar o rápido possível, possíveis transtornos de metabolismo ou hormonais. Isto para além das doenças normais rastreadas no teste do pezinho (Fenilcetonúria e Hipotiroidismo Congénito). Desde 2005, que é possível detetar a partir da mesma gota de sangue retirada do pé, mais de 13 doenças metabólicas hereditárias, todas elas com tratamento médico.

A cabeça – O médico ou a parteira medem o bebé ao nascer. Os dados obtidos revelam se este se desenvolveu bem durante a gestação. A circunferência da cabeça faz parte das medições.

A pélvis – Quando os médicos suspeitam que o bebé sofre de um transtorno da anca, fazem uma ecografia para se certificarem. É importante tomar medidas o mais cedo possivel se for detetado algo de anormal.

 

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

Exames ao recém-nascido, 10.0 out of 10 based on 1 rating