Perigo na cozinha para as crianças

Mai 5, 2013     Educação

acidentes_criançasOs produtos de limpeza são muito frequente guardados na cozinha, principalmente por baixo do lava loiça.

Muitos dos acidentes com crianças são provocados por intoxicação, daí estes devem estar em locais com fecho de segurança ou então colocá-los em local alto, não acessível.

Alguns utensílios de cozinha também são perigosos, como por exemplo: sacos de plástico (risco de asfixia), facas e tesouras  (risco de corte), íman que se colocam no frigorífico (se levado à boca pode engasgar-se).

Evitar o contacto com o lixo, pois estes contém muitos produtos nocivos para a saúde e uma grande fonte de gérmenes, daí o balde do lixo deve estar sempre bem fechado e fora do alcance das crianças.

As portas dos electrodomésticos, máquina de lavar loiça, de lavar roupa e o frigorífico devem estar sempre bloqueadas, para evitar que as crianças que introduzam lá dentro. Nestas idades as crianças conseguem proezas incríveis.

Os botões dos fogões e fornos devem estar colocados por cima e não na parte da frente dos electrodomésticos, para assim a criança os possa manipular.

Os pequenos electrodomésticos, torradeiras, cafeteiras e até mesmo o micro-ondas devem ser sempre desligados das tomadas, sempre que não estejam a ser utilizados. Colocá-los num local alto e afastado, pois assim os riscos de a criança subir a um banco ou cadeira e ligá-los não se põem.

Sempre que ligar o forno, ter atenção redobrada é fundamental, pois o perigo da criança o abrir pode causar queimaduras sérias devido ao calor libertado. Também existe o perigo da criança se encostar ou tocar na porta do forno pode causar queimaduras graves.

Usar os bicos do fogão mais afastados e colocar as pegas das frigideiras ou dos tachos sempre virados para o interior do fogão, assim evitaremos que as crianças as consigam puxar e derramem sobre si líquidos quentes.

 

 

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (2 votes cast)

Perigo na cozinha para as crianças, 10.0 out of 10 based on 2 ratings