Porque mentem as crianças?

Nov 14, 2012     Educação

As crianças mentem porque somos nós os pais, educadores de infância, professores e avós, que lhes contamos histórias incríveis,  que até elas duvidam da sua autenticidade.

Se as pessoas, em quem eles mais confiam e acreditam, metem sobre a existência do Pai natal, do papão, do monstro que come meninos, das fadas madrinhas, do homem do saco, entre outras.

Porque não podem eles inventarem as suas próprias histórias?

Para poderem impressionar os adultos com a sua capacidade de imaginação, as crianças são capazes de inventar histórias extraordinárias, misturando a realidade com a fantasia, até aproximadamente aos cinco anos de idade.

Contudo, geralmente as crianças mais crescidas mentem, para se defenderem de determinadas situações como o divórcio dos pais, a morte de um familiar, mudança  de escola, má adaptação do bebé em casa, falta de atenção, ansiedade, abuso sexual, bullying, maus tratos psicológicos, baixa auto-estima, pais demasiado severos, entre outros.

Estes transtornos, poderão tornar-se  graves e obsessivos, se a criança não for ajudada pela família e tratada por um  pedopsiquiatra.

Todas as crianças devem de ser ajudadas, protegidas e amadas, independentemente da sua personalidade, classe social, religião ou cor de pele.

As crianças, são a melhor recompensa que os pais podem receber, desta passagem misteriosa pelo Mundo.

 

 

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (4 votes cast)

Porque mentem as crianças?, 10.0 out of 10 based on 4 ratings