Você e o seu bebé – 1º Mês

Mai 16, 2013     Bebé

recem_nascidoDurante os dois ou três primeiros dias de vida, o bebé sofre uma perda de peso que pode chegar a 10% do seu peso. Dentro de 10 dias, aproximadamente já o deve ter recuperado.

De qualquer forma é necessário ter em conta que não existem regras fixas, pois as variações entre os bebés são muito grandes.

Durante a primeira semana, dorme durante a maior parte do dia; o parto também foi um duro esforço para ele.

Consegue ver nitidamente, tudo o que se encontra a cerca de 25 a 30 cm dos seus olhos, ou seja, aproximadamente a distância que existe entre o seu peito e os seus olhos. Segue com o olhar o movimento de um objecto que se desloque lentamente, sendo mais fácil se acompanhado com sons. A audição está mais desenvolvida que a visão.

O bebé é muito sensível e varia de humor, com grande facilidade. Assusta-se e chora com mudanças bruscas.

Não consegue manter a cabeça erguida; flexiona as pernas e os braços, mantendo os punhos fechados.

Desperta se tem fome ou se sente algum incómodo, é totalmente dependente de adultos, sendo o choro a sua principal forma de comunicar.

Reconhece a voz da mãe e em algumas situações também a do pai. Consegue ficar mais tranquilo ao ouvir vozes que lhe sejam familiares.

Da mesma forma que você consegue reconhecer o odor do seu bebé ele também reconhece o seu.

Deve aceitar o facto de se encontrar cansada não só fisicamente como animicamente, não esquecer que a nova situação hormonal também a afecta.

Durante os primeiros dias, notará as contracções uterinas que ainda restam e que sobrevivem após o parto, estas ajudam o útero a recuperar o seu tamanho normal.

 

 

 

 

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

Você e o seu bebé – 1º Mês, 10.0 out of 10 based on 1 rating